Como tirar o CMA ?

Ooooi tripulação! 

O CMA é o Certificado Médico Aeronáutico, ele tem a validade de 5 anos e cada aluno é responsável por fazer o seu da maneira que melhor o convêm.
Tem a possibilidade de fazer no HASP/CEMAL ou em clínicas conveniadas.
No site da ANAC tem a relação dos médicos que são credenciados para a obtenção do CMA, cabe a cada um ligar para saber os preços, procedimentos e relação de exames.

Sobre a minha experiência: 
Fiz em um dos doutores da lista que era o mais próximo do meu curso, com o valor mais acessível e que eu poderia fazer os exames pelo meu convênio. No próprio site desse doutor eu peguei a relação de exames que deveria levar para ele, e então fiz todos os exames pelo meu convênio, apenas o psicotécnico que fiz em uma clínica indicada pelo doutor. Com todos os resultados dos exames em mãos, fui até o médico conveniado e levei para ele conferir, e como meus exames estavam todos em ordem (tinha levado eles antes para a minha clínica geral conferir), foi liberado meu CMA.

Uma dica importante:
Para a obtenção do CMA é necessário estar com a saúde em dia, então, se for possível, tirar seu CMA antes mesmo de entrar na escola ou fazer os exames com antecedência de ter que levar o CMA pronto em sua escola, para ter tempo de tratar algum problema (como por exemplo : anemia ou infecção urinária).