Como agendar a prova da ANAC para Comissário de Bordo ?

Oi tripulaçãaaaaaao

Para realizar a prova da ANAC, primeiramente é necessário fazer o pagamento da GRU (Guia de Recolhimento da União), depois agendar a prova e finalmente faze-la. Segue passo-a-passo:

Como emitir a GRU:
Acesse a página da ANAC (http://www.anac.gov.br/)
Deslize a página para Serviços Online, onde tem a opção "Pagamento GRU"
Nas intruções, clique no "clique aqui" 
Procure por "TABELA DE SERVIÇOS"
Procure e clique no código 5118 INSC. P/ EX DE CONHECIMENTO TEÓRICO NAS LICENÇAS E/OU HAB. : MEC MNT ERA, PPAV, PPH, CMS E DOV (POR CARTÃO)
Na nova página aberta :
1- No campo "Quantidade de documentos a serem pagos" escreva a quantidade de blocos que realizará a prova (no caso 4, pois para CMS são 4 blocos)
2- Clique na calculadora
3- O valor total irá aparecer
4- Escreva seu CPF e seu nome completo


Após confirmado, é necessário imprimir a página com as 2 (duas) vias da GRU, e levar para qualquer agência do Banco do Brasil para fazer o pagamento. 

OBS.: É importante tirar uma cópia do pagamento da GRU, pois a via original você deverá levar consigo no dia da prova.


                                                         Como marcar a prova:
Para marcar a prova, é necessário esperar cerca de 3 a 5 dias úteis após o pagamento da GRU, e entrar em contato com o local que você irá fazer a prova para marcar a data da realização da prova. 
Atualmente as provas estão sendo marcadas por e-mail. Você deverá imprimir e preencher o formulário ( Site da ANAC > Formulário de inscrição).
Com o formulário devidamente preenchido, deverá ser digitalizado e anexado ao e-mail, junto com Documento de Identidade, CPF e foto 3x4.
Após isso só aguardar o comprovante de inscrição e se preparar para a prova ;)